Livros

Eu juro que não passei as férias a ler (e peço ao D. para ser minha testemunha de defesa), o que se passou foi que já tinha começado a ler os dois primeiros livros abaixo há algum tempo, e o outro foi um caso de paixão que me levou a ficar acordada quase até às 2h da manhã na véspera do regresso ao trabalho:

A viagem do elefante - José Saramago

O estilo inconfundível está lá, simplesmente o tema está longe dos melhores tempos do autor, nomeadamente com dos meus preferidos Jangada de Pedra e Ensaio sobre a Cegueira. Uma das coisas que mais aprecio neste autor é a capacidade de partir de um cenário improvável ou impossível e daí rumar numa história de todas as consequências, na imaginação de um novo cenário partindo dessa improbabilidade. Aqui isso não existe... Mas é um bom livro, apesar de tudo, e com a particularidade interessante de ser baseado num facto veridico.

O vencedor está só - Paulo Coelho

Já há bastante tempo que não lia nada deste autor, porque achava que ao fim de alguns livros já todos pareciam iguais... Mas este foi uma surpresa, porque se trata de um thriller que decorre durante o festival de cinema de Cannes, e no qual ao longo da trama o escritor aproveita para descrever os comportamentos daqueles a quem chama a "superclasse" e dos que aspiram a pertencer a ela, num mundo em que quase todos vivem apenas de aparências, com vidas mundanas, superficiais, e quase sempre infelizes...

O rapaz do pijama às riscas - John Boyne

Este livro deixou-me completamente presa. Como está escrito na capa, é uma história de inocência num mundo de ignorância... A história de Bruno, o filho de 9 anos de um comandante nazi, que sem saber como nem porquê vai morar para junto de um campo de concentração, sem perceber e sem que alguém alguma vez lhe tivesse explicado onde é que estava e o que é que ali se passava. Um local onde faz um amigo, Shmuel, que vive do outro lado da vedação e que como todos os que lá habitam, veste todos os dias um pijama às riscas.

É dificil escrever mais sem desvendar o enredo mais do que devo... apenas posso dizer o seguinte: um livro a ler e um filme que também gostava de ver (embora imagine que tal como "A vida é bela" seja daqueles filmes que abana consciências e não deixa ninguém indiferente).

Até sempre,
C&C

Comentários

Mary disse…
És tu com os livros e eu com as séries! Não sei como tens tempo para ler tanta coisa...! Tenho de fazer um esforço para retomar o meu ritmo literário!

O primeiro e o segundo livros, confesso que tenho alguma resistência relativamente aos respectivos autores, a qual terá, porventura, de ser vencida; o terceiro, está na minha lista de filmes a ver ;-)
Cookie disse…
Enfim, Paulo Coelho já tinha lido alguma coisa, mas este li só porque estava à mão. Como escrevi, este livro é bem diferente dos que já conhecia.
Quanto a Saramago, confesso que sou fã... li quase tudo!
Dani disse…
É verdade que desta vez a leitura ficou um pouco para trás em detrimento de outros belos momentos. Confesso que raramente te vislumbrei a ler. Os dias eram cansativos... Mas quando ligas o turbo "devoras" um livro num ápice, nem que seja aos bocadinhos conforme aconteceu.
Quanto ao livro do PC que foi também aquele que li, é na realidade diferente de alguns que folheei e não me cativaram. Deste também gostei.

hasta luego bela muchacha.
Bj

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do elástico