Os livros das férias

Como prometido, cá vai um post com um breve comentário aos livros que li durante as férias:
Pais brilhantes, professores fascinantes - Augusto Cury
Um livro escrito pelo psquiatra Augusto Cury, sobre educação (dos filhos ou dos alunos). Fornece pistas aos educadores, para que estes cultivem a inteligência e a emoção. Pontuação para o livro: 3 valores. Confesso que me desiludiu um pouco...



Venenos de Deus, remédios do Diabo - Mia Couto

Um médico português vai até à recondita Vila Cacimba, em Moçambique, procurando uma mulata moçambicana por quem se havia apaixonado. O enredo desenvolve-se pelo meio do mistério que envolve o seu não aparecimento, enquanto o médico se vai envolvendo nos segredos das histórias não contadas da vila.

Uma história algo confusa, mas contada de uma forma que prende o leitor, num texto repleto de mensagens, de frases cheias de significado.

Pontuação para o livro: 4 valores

Os retornados - Um amor nunca se esquece - Júlio Magalhães

Comprei este livro pelo titulo, nem o subtitulo nem o autor me despertavam especial interesse. Não tenho qualquer ligação às ex-colónias, nem sequer sou próxima de pessoas que lá tenham estado, mas acho especialmente tocante e interessante este periodo da nossa história. E confesso quue as ex-colónias sempre me atrairam, vejo neste momento tantas pessoas a partirem para trabalhar em Angola e penso que se um dia emigrasse, este era um dos destinos possíveis. Africa atrai-me... claro que já nada é como antigamente, os portugueses que lá viveram falam da sua vida como de abundancia, sem stresses nem pressas, com um clima fantástico, com um nível de progresso que era nessa altura superior ao da metropole...

Bom, mas estou-me a dispersar... Quanto ao livro... enfim, um tema tão rico mereceria mais do que uma história de amor forçada e previsivel, escrita de uma forma quase infantil. Lamento, mas é a minha opinião.

Pontuação para o livro: 3 valores, pelo tema, porque se lê bem. Pelo conteudo mereceria menos...

Caffé Amore - Nicky Pellegrino

Já tinha em tempos lido o segundo romance desta escritora, A filha do pescador, de que também gostei muito. Por este motivo tive curiosidade em ler o primeiro, o livro que deu o reconhecimento mundial a Nicky Pellegrino. É um belo romance, um enredo que prende da primeira à ultima página. Levei este livro para Ibiza, pensando que iria lê-lo nos sete dias das férias. A verdade é que acabei por o ler em três noitadas e depois fiquei sem nada para ler...

Pontuação para o livro: 4 valores!

Até sempre,

C&C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do elástico