Cão velho

Partilho hoje um e-mail que me enviaram:


Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho cãozinho Poodle com ela. Um dia, caçando borboletas, o velho cãozinho, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direcção, com intenção de conseguir um bom almoço.

O velho cão pensa: "Oh, oh! Estou mesmo enrascado!"

Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de se apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador. Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto :

-Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí ?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e esgueira-se na direcção das árvores.

-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco! O velho poodle quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que viu. Negociaria com o predador o seu conhecimento de que o poodle não havia comido leopardo algum, por protecção para si mesmo. E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro vê-o a correr na direção do predador em grande velocidade, e pensa:

-Aí há coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de idiota, e diz: -"Aí, macaco! Sobe nas minhas costas para veres o que acontece com aquele cão abusado!"

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em direcção a si, com um macaco nas costas, e pensa:

- E agora, o que é que eu posso fazer? Mas, em vez de correr (sabe que as suas pernas doridas não o levariam longe...), o cão senta-se, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:

-"Onde está o safado daquele macaco? Estou com fome! Eu mandei-o buscar outro leopardo para mim!"


Moral da história:

Não se metam com cão velho... idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do elástico